O Colégio São Pio X de Balsas foi fundado em 05 de abril de 1963 pelos Missionários Combonianos, tendo à frente o Pe. Ângelo D’Lassalandra, italiano de nascimento. Neste ano de 2016 completa 53 anos de fundação. O Colégio é uma Instituição particular pertencente à Prelazia de Balsas e possui parceria com o Governo Estadual e a Província Marista Brasil Centro Norte. Em 1976, por solicitação do Reverendíssimo Bispo Dom Rino Carlesi, os Irmãos Maristas assumiram a Direção do Estabelecimento, os quais continuam à frente do mesmo sob orientação do atual bispo diocesano o Reverendíssimo Dom Enemécio. São 42 anos de Presença Marista em Balsas, contribuindo para o engrandecimento cultural, não somente da sociedade civil, mas também para a sociedade sacerdotal e religiosa. O Colégio São Pio X teve como primeiro diretor o Ir. Antônio Machado Vieira (já falecido). Na seqüência, desempenharam essa função os Irmãos: Antônio de Araújo Aguiar, José Moreira de Freitas, Raimundo Paulo da Silva, Daniel de Aguiar Albuquerque, Pedro Gomes de Melo, Kerginaldo Correia Moreira, Gerson José de Lima, José Maria Pinheiro de Lima e Carlos Henrique da Silva.

Atualmente exerce a função de Diretor Geral: José Nilton Dourado, Vice-Diretora Educacional: Marilene Lopes de Carvalho e Vice-diretora Administrativa: Maria Gardênia Gomes.

A Comunidade Religiosa está composta pelos Irmãos: José Nilton Dourado, Roberto de Sousa Lima e Machado.

Ao longo 40 anos de presença marista, vieram vários Irmãos a Balsas a fim de ministrar cursos aos professores locais e um bom número de Irmãos aqui veio trabalhar contribuindo para que tantos alunos, que palmilharam este chão continuassem no caminho do bem e adiantassem os variados conhecimentos.

Ao longo dos anos o Colégio Marista São Pio X contribui com alegria e orgulho para o engrandecimento cultural não somente da sociedade civil, mas também para a sociedade sacerdotal e religiosa com bom número de alunos que serão para sempre a glória deste Educandário. Ingressaram na Congregação dos Irmãos Maristas: José Nilton Dourado,. Pedro Ângelo Resende, Joaci Pinheiro de Souza, Juarez Pinheiro de Souza , José Santana Bezerra Filho , Bento Alves da Silva, Hilton Wagner Correia da, Manuel da Silva Lima, James dos Santos, Paulo Nascimento de Sousa, Regiere Alves da Cruz, José Edivan da Silva Costa.